O que faz uma organizadora de eventos? E Wedding planner? Assessora? Mais dúvidas, então leia esse post feito para você!

Decidi postar respostas para as dúvidas mais frequentes que percebo nos encontros com os clientes.

– Vamos cortar a desordem e ajudar vocês a definirem quais fornecedores são necessários para  curtir todo o processo de planejamento, bem como o próprio casamento, sem stress, tudo com muita segurança e tranquilidade, afinal é um dia para lembrar para sempre, não é mesmo?

Antes de qualquer coisa, vamos primeiro definir alguns conceitos…

1-O que faz um (a) organizador (a) de casamentos e eventos? Um (a) organizador (a) tem o dever de ajudá-los a navegar pelas inúmeras decisões, mantê-los no caminho certo e fornecer ideias criativas e soluções para que todos os desejos e necessidades do seu evento sejam executados.

Um (a) organizador (a) tem uma equipe que constrói uma fundação sólida para seu evento se tornar perfeito, trabalhando com você(s) e montando uma equipe de profissionais de serviços e produtos e gerenciar tudo. O planejamento tem que ser bem organizado, estratégico e engenhoso. Essa equipe deve ter boas relações com todos os fornecedores, garantindo que vocês tenham o melhor, dentre as muitas possibilidades de cada item de um vasto check list.

A organização é um serviço prestado na fase pré-evento. Tiram-se todas as dúvidas, faz-se muita pesquisa, sugestões criativas, planejamento, planilhas, cronogramas e contatos. Nessa organização a consultoria tem papel fundamental: dar para o cliente(s) uma base de conhecimento para que tenham muita segurança nas escolhas dos produtos e serviços. Na organização está inclusa a coordenação de todas as ações no dia do evento e a assessoria do cerimonial (cerimonialistas) que irão seguir todos os protocolos (se for uma cerimônia e recepção) já previamente ensaiado e combinado.

São 3 fases de desenvolvimento da organização :

  • Planejamento com consultoria: após briefing com o(s) cliente(s) se começa a traçar uma estratégia de organização, “desenhar” o casamento, pesquisar e negociar com os fornecedores e criar um cronograma próprio para criar uma linha de tempo para o evento.
  • Coordenação: avaliar o desenvolvimento, gerenciar e supervisionar todo o processo da preparação e montagem.
  • Conclusão: chegada a hora, repassar toda a configuração do evento com todos os profissionais. Executar o cronograma do dia do evento, acompanhar todas as etapas, facilitar o trânsito entre as assessoras de cerimonial (cerimonialistas) com equipe da montagem dos serviços e produtos durante todo processo.

 

2-O que é assessoria para o dia do evento? Neste tipo de serviço, são sugeridos alguns fornecedores, porém a organização, planejamento e as escolhas dos itens serão feitas pelo(s) cliente(s), sem a nossa consultoria. A assessoria é outro tipo de serviço prestado também numa fase pré-evento, pois será marcada reunião com certa antecedência ao evento, onde o(s) cliente(s) fornecem tudo que foi contratado e combinado por ele(s), a equipe de assessoria refaz o contato com os fornecedores e no dia do evento acompanham e supervisionam todos os detalhes contratados. O nome assessoria do dia foi dado porque a atenção da equipe que foi contratada estará focada para o seu grande dia. Porém os serviços não são unicamente no dia como explicamos, serão analisados os contratos que foram fechados pelo cliente(s) e serão refeitos contatos com os fornecedores para alinhar tudo para o grande dia. Quanto à assessoria do cerimonial também está inclusa (durante o casamento). É feito ensaio previamente e todos os protocolos de entrada da noiva, noivo, brinde, jogar bouquet entre outros são acompanhados. A assessoria de cerimonial passa algumas instruções com relação à etiqueta, mantem o evento dentro do cronograma combinado.

3-Wedding planner: significa planejador de casamentos, ou seja, a mesma função dos serviços de organização completa, porém específico para casamentos.

4-Event planner: significa planejador de eventos, isso inclui quase todos os tipos de eventos como: corporativos, festivais, concertos entre muitos outros.

5-Promoter: significa promotor, aquele que promove eventos. Numa casa noturna normalmente tem sempre uma pessoa que é formada em relações públicas e que faz o serviço de promoção do local, divulgando nas mídias sobre como será o evento, quais atrações e onde estarão à venda ingressos para determinado evento. Ou num restaurante, ou numa casa de shows, ok? *Essa denominação não se aplica para casamentos!

6-Celebrante de Casamento: Atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união dos noivos. O celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças). Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro predefinido pela igreja a que pertencem. Já os celebrantes ecumênicos e agnósticos realizam eventos personalizados, seguindo alguns rituais simbólicos para evidenciar o significado e a importância do momento. Nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou igreja.

7-Mestre de Cerimônia: O mestre de cerimônia é o profissional encarregado de anunciar pelo microfone os momentos, atrações e discursos programados para o evento caso se queira um evento muito formal. O Mestre de Cerimônia tem uma atuação formal, linear e discreta, chamando a atenção dos convidados para as atrações programadas. Em casamentos, ele normalmente atua durante a recepção, seguindo um roteiro predefinido pela assessoria de cerimonial, porém há profissionais que também apoiam a cerimônia, junto do celebrante. O mestre de cerimônia deve ter boa voz, além de dicção e leitura impecáveis.