Logo Whatsapp - Entrar em contato

Como escrever o nome do convidado no convite do seu casamento de forma educada e elegante

As boas e belas maneiras também devem estar presentes na hora de se fazer um convite.
Elaborar a lista dos convidados, checar todos os nomes, enviar para caligrafia também requer algumas regrinhas básicas para não fazer feio na hora de convidar. Este post com respostas a algumas perguntas que são freqüentes:

1- Posso convidar apenas a mulher ou só o marido no caso de um casal? Conheço mais a minha amiga e não tenho intimidade com o marido, posso convidar somente ela?

NÃO, não!! Isso é uma tremenda gafe! Faça bonito, seja elegante e educada, você deve convidar o casal ou simplesmente não convidar. É extremamente DESELEGANTE convidar apenas um dos cônjuges. Se fizer isso, não estranhe a recusa de imediato ao seu convite. Se você não sabe o nome de um dos cônjuges, tente descobrir, pergunte para alguém próximo, pois o correto é deixar claro no convite a sua intenção.

2-Posso colocar o nome dela primeiramente?

Quanto a colocar o nome da amiga primeiramente, sem problemas, mas pela regra (resquícios do patriarcalismo) é o nome do homem primeiro:
Sr. e Sra. Fulano de Tal (se tiverem mesmo sobrenome)
Sr. Fulano de Tal e Sra. Fulana da Silva (se tiverem sobrenomes diferentes)

3- Quero convidar uma amiga que tem uma filha, como faço?

Sra. Fulana de tal e o nome da filha

4- Quero convidar uma amiga que é viúva e tem filhos:

Sra. Fulana de Tal e Família
Para um casal separado cujos filhos vivam com a mãe também segue a mesma regra escrita acima. Se você quer convidar também o pai, que mora em outra casa precisa enviar outro convite só no nome dele: Sr. Fulano de Tal.
**Lembre-se que para filhos casados que não residam com os pais é preciso enviar convites separados.

5- Quero convidar duas irmãs que moram na mesma casa:

Virgínia e Maria de Tal

6- Como convidar um casal de namorados?

Nesse caso complica um pouco, pois se não moram juntos, você deveria entregar um convite para cada um. Com isso você evitaria, no caso do namoro acabar, rsrs … ter que fazer outro convite.

7- Não sei o nome do namorado da minha amiga ou da esposa do meu amigo:

Informe-se, use a internet, email, facebook, instagram ou pergunte para um conhecido em comum e descubra o nome. O correto e elegante é constar o nome da pessoa no convite.

8- Como endereçar o convite para um casal que já aceitou serem padrinhos? E se eu quiser convidar os filhos também?

Aos Queridos Padrinhos Pedro e Maria
Aos Queridos Padrinhos Pedro, Maria e Família
ou
Aos Queridos Padrinhos Pedro, Maria, João e Ana

9- Como convidar os amigos do escritório?

Um convite para cada convidado, seguindo as regras já citadas. Não coloque um convite numa parede tipo mural, pois seus colegas poderão não entender e você ainda corre o risco de entenderem que todos estão convidados, incluindo suas famílias.
OBS: O correto é sempre escrever o nome completo dos convidados. Mas se a sua festa for muito informal, você pode escrever apenas o primeiro nome ou até alguns apelidos, porém somente para os convidados extremamente próximos ou da família.

**DICAS PRECIOSAS:

– Cheque mil vezes a grafia correta do nome dos convidados antes de endereçar o convite.
– Encomende convites extras na gráfica. Se você ou o calígrafo errarem um deles terão outros à mão. Encomendar alguns convites extras sai muito mais caro.
– Se precisar enviar um convite pelos Correios nunca escreva o endereço no próprio envelope. Proteja o convite dentro de um saquinho plástico e coloque-os dentro de outro envelope com o endereço. Caso o papel molhe ou suje no meio do caminho o seu envelope lindo do convite não será afetado. Se o seu convidado não ligar agradecendo o convite, pode não ter recebido! Ligue e informe-se sobre o ocorrido.