Logo Whatsapp - Entrar em contato

Dúvidas sobre qual lado deve a noiva entrar na Igreja?

Você ainda tem dúvida do lado que deve a noiva entrar na Igreja?

Entrando na Igreja:

Qual lado noiva e madrinhas devem entrar na igreja?

A entrada da noiva na Igreja é um dos momentos mais marcantes do casamento. Por tradições e costumes, simboliza a passagem da vida de uma mulher solteira para a vida de casada. Esta entrada é dúvida comum de noivas e resolvi fazer um post com alguns esclarecimentos.

Existe uma razão para que TODAS as mulheres entrem na igreja no lado esquerdo do seu acompanhante, MENOS A NOIVA. Isso remota aos tempos onde ainda existiam príncipes e princesas e os homens andavam com espadas na cintura. O homem ao lado direito da mulher, sempre tinha sua mão direita livre para sacar a espada e defendê-la de qualquer perigo!

Já a noiva entra ao lado direito do pai….para ser entregue ao seu futuro marido, defensor e guardião, que a guiará sempre pelo seu lado esquerdo, podendo sacar sua espada e protegê-la das intempéries do destino!

Essa regra de protocolo garante uma excelência na qualidade de organizadores e cerimonialistas. Acredito que ainda existam cavalheiros e, me valendo pelo lado prático e elegante, a mulher andando ao lado esquerdo do homem, tem ele sua mão direita livre para fazer todas as gentilezas e cumprimentos para sua dama.

Cláudia Matarazzo, em seu livro Case e Arrase: Um guia para organizar seu grande dia, fala sobre a entrada da noiva. “Sinta-se envolvida por essa onda de carinho e, enlaçando o braço esquerdo no braço direito de seu pai, caminhe com calma, no ritmo da música, […].” Ainda esclarece; “Noiva do lado esquerdo … noivo, do lado direito. A razão de a noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo, temendo um ataque de fogo pelos dragões ou outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada.”

Da mesma forma ensina Maria de Lourdes de Faria Marcondes Wolf em seu livro Cerimonial de casamento: civil, religioso, social: para noivas, noivos e profissionais da área.  “Tudo pronto, […], a noiva entra solenemente, no templo, em passos lentos, conduzida pelo seu pai dando o braço direito a ela.” O noivo, “após cumprimentar o pai dela e beijá-la irá conduzi-la até o altar, dando-lhe o seu braço esquerdo e conservando esse posicionamento durante a cerimônia”.

Maria de Lourdes de Faria Marcondes Wolf ainda explica: “Cortejo de entrada onde o pai deve dar o braço direito à filha. Essa mesma opção é válida quando o pai da noiva é militar. Será sempre o direito, por levar a espada à sua esquerda”.

Célia Ribeiro em Casamento & Etiqueta nos diz que “Ao som da marcha nupcial, é conduzida pelo pai e, […]. Ela pousa a mão esquerda no braço direito dele, levando o buquê na outra mão, […]”.

Ronaldo Esper, em seu livro Casando com Ronaldo Esper também explica “A noiva entra acompanhada de seu pai à esquerda – portanto, ela deve segurar o buquê com a mão direita. No altar, o pai entregando a filha, deverá deixá-la à esquerda do noivo, que a receberá com um beijo”.

Hoje são permitidas outras formas de entradas, mas a forma clássica ainda é considerada a mais correta, pois foi ela que originou todos os cortejos que até os dias atuais são seguidos pela realeza, como também por todos os todos os experts em etiquetas, protocolos e precedências e também pelos grandes Wedding Planners no mundo.  Foi de fato o que mais me atraiu, pois a noiva é a única mulher a entrar pelo lado direito. Estando à esquerda seu pai que cumprimenta o noivo, beija a noiva e se vira para ficar junto à mãe da noiva (que fica à esquerda no altar). Simples não?? Para que complicar….

Dica: O dia do casamento é sempre uma tensão, mas você pode prevenir alguns probleminhas para evitar mais stress. Isso porque no dia do casamento os envolvidos no cortejo estão nervosos e não assimilam boa parte do que é explicado pelo cerimonial antes da cerimônia.

Minha dica: façam o ensaio bem no comecinho da semana do casamento, preferencialmente na segunda ou terça feira no mesmo horário que irá acontecer a cerimônia. Desta forma você irá perceber muito mais detalhes e se sentirá mais confiante para o grande dia!!!

Beijos,

Virgínia